Terroir: o que é?

Se você gosta de explorar o mundo do vinho, com certeza já ouviu falar do termo “Terroir”. Mas você sabe realmente o que ele significa?

A Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) chegou a uma definição oficial sobre seu significado: Terroir é um conceito que remete a um espaço no qual está se desenvolvendo um conhecimento coletivo das interações entre o ambiente físico e biológico e as práticas enológicas aplicadas, proporcionando características distintas aos produtos originários deste espaço.

A definição da palavra terroir é muitas vezes confundida com a regionalidade ou tipicidade de terrenos. A região (latitude, longitude, altitude) é uma das variáveis do terroir e não sua definição!

Assim, terroir é um conjunto de fatores: topografia, geologia, pedologia, drenagem, clima, microclima, castas, intervenção humana, cultura, história, tradição!

Produção de vinho

Um bom enólogo (responsável pela elaboração do vinho) certamente vai se beneficiar do Terroir, extraindo o melhor produto possível de determinado vinhedo. Ou seja, para se fazer um bom vinho, o produtor deve, antes de tudo, conhecer o terroir da sua região.

O terroir sempre exerce influência nos vinhos. Existem, contudo, regiões em que essa interação é mais marcante, como Bordeaux e Borgonha, sendo estudada e reconhecida há muitos anos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: