Por quanto tempo um vinho pode ser guardado e quando saber a hora de beber?

A guarda e o potencial do vinho é um problema com vários fatores. Dentre os fatores que influenciam o potencial do vinho, os mais importantes são: variedade de uva, terroir, vintage e o produtor. E devemos considerar também que todos os vinho estão guardados em condições favoráveis; um lugar escuro, aproximadamente 13°C e com uma humidade de 70%.
Para que um vinho seja amadurecido, ele precisa ter certos componentes para sua conservação: álcool, açúcar, acidez e taninos. Porém, não é tão simples que se possa simplesmente medir os quatro elementos e, assim, chegar em uma conclusão. Muitas vezes, pequenos detalhes fazem toda a diferença, como o equilíbrio.
A curva de desenvolvimento
Todos os vinhos possuem uma curva de desenvolvimento diferente. Porém, generalizando, a maioria dos vinhos estão saborosos quando eles chegam no mercado.
A curva de desenvolvimento do vinho possui três estágios:
- No-touch: Momento em que o vinho ainda não se juntou e não é recomendado beber
- Platô: onde o vinho deve ter o melhor sabor – também conhecido como “janela para beber”
- Downhill: Momento em que os primeiros vinhos da categoria começam a declinar em termos de sabor

Portanto, a guarda e o potencial de um vinho varia de acordo com os seus fatores. Cada rótulo possui uma curva de desenvolvimento o que acaba diferenciando o tempo que cada vinho atinge seu potencial.