Beaujolais Nouveau
Beaujolais Villages Nouveau
Beaujolais, França


Todos os anos o lançamento do Beaujolais Nouveau é comemorado com uma grande festa ao redor do mundo. As condições da safra 2020 deram origem a um vinho incrivelmente aromático e de ótima concentração, imperdível para os fãs do Beaujolais Nouveau. É “uma safra maravilhosa”, nas palavras da família Drouhin, que produz aqueles que são sempre considerados os melhores Beaujolais Nouveau e Beaujolais Villages Nouveau.

O Beaujolais Nouveau é produzido com a uva Gamay plantada nos vinhedos localizados nas denominações Beaujolais e Beaujolais-Villages, na Borgonha. A Gamay é uma uva diferente da Pinot Noir, e se dá particularmente bem nos solos de granito. Ela combina uma acidez natural elevada com poucos taninos, dando origem a vinhos de corpo leve e bastante perfumados. Na Borgonha, a uva Gamay é plantada desde o século XIV, sendo a única variedade permitida na produção do Beaujolais Nouveau. Além disso, em Beaujolais, a colheita precisa ser manual, assim como acontece em Champagne.

Por ser lançado no mesmo ano em que as uvas foram colhidas e para mostrar um frutado intenso e cativante, o Beaujolais Nouveau passa por uma fermentação mais breve, conhecida por maceração carbônica. Nesse processo, os cachos inteiros das uvas são cobertos por gás carbônico e, sem a presença de oxigênio, parte do áçucar de dentro dos bagos é transformado em álcool sem necessidade de leveduras. O resultado são vinhos leves e cheios de fruta.

Este ano, apesar das dificuldades operacionais, as condições climáticas foram excelentes, resultando em uvas de ótima concentração – “uma safra maravilhosa” nas palavras da família Drouhin. O Beaujolais Nouveau 2020 de Drouhin está suculento, repleto de fruta madura e concentrado no palato, mas com um delicioso frescor e uma bela e convidativa cor.

Pré-venda/previsão de entrega: meados de Novembro.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: