O que não fazer quando harmonizar queijo e vinho

- Harmonizar vinho tinto com queijos suaves: De acordo com Laura Werlin, vencedora do James Beard Award, o vinho tinto tende a possuir mais taninos e ser menos ácidos, o que pode deixar o queijo com um sabor farináceo. Por isso, procure procure um queijo igualmente saboroso.

- Intensidades e sabores incompatíveis: a regra para não errar na hora de harmonizar queijo com vinho é nivelar suas intensidades. Ou seja, no geral, o vinho branco combina melhor com queijos mais suaves. Isso porque, ele permite que o frescor e o sabor, muitas vezes, frutado do vinho realce a doçura e a cremosidade do queijo.
- Esquecer o limpador de paladar: quando você estiver experimentando uma variedade de vinhos e queijos, é sempre bom ter algo para limpar o paladar. O recomendado é sempre ter junto uma torradinha ou um pão para acompanhar. Eles funcionam como uma esponja que absorvem qualquer sabor restante.

- Ficar na zona de conforto: harmonizar queijos e vinhos é sobre descobrir novos sabores, novas combinações e se divertir! Queijo deveria te levar em uma viagem de sabor e textura.
Fonte: Food and Wine.