Malbec Argentino Vs. Malbec Francês

ARGENTINA: Os principais sabores de frutas em um copo de Malbec argentino são amora, ameixa e cereja preta.  Os sabores apresentam chocolate ao leite , cacau em pó, flores violetas, couro e , dependendo da quantidade de envelhecimento de carvalho, um revestimento doce de tabaco.
 
FRANÇA: Enquanto o Malbec argentino é orientado para a fruta, o Malbec da França é o oposto. O Malbec da região de Cahors apresenta couro com sabores de groselha, ameixa preta e amargura salgada muitas vezes descrita como verde. O Malbec do Loire e Cahors, tem maior acidez , que atribui aos sabores descritos pimenta preta e especiarias. Por causa de seu tanino moderado e acidez com menos álcool, o Malbec francês tende a envelhecer por mais tempo.
 
UM POUCO DE HISTÓRIA
 
Malbec é originário da França onde cresce no Sudoeste. A uva de pele grossa é um cruzamento natural de duas variedades que são de Montpellier ( Languedoc- Roussilon) e Gaillac. Hoje a maioria dos vinhos Malbec na França é encontrada em Cahors, uma pequena cidade com um rio que flui suavemente para Bordeaux. Malbec rapidamente tornou-se comum como uma uva de mistura no top 5 para vinhos de Bordeaux . No entanto, por causa da má resistência das uvas ao clima e pragas, nunca veio à tona como uma top da variedade francesa. Em vez disso, ela encontrou uma nova casa em Mendoza, Argentina, onde um nostálgico botânico francês a plantou por ordem do prefeito em 1868.

 

CARACTERÍSTICAS
 
AROMAS
Cereja preta, ameixa , framboesa, amora , mirtilo
 
OUTROS AROMAS (ervas, especiarias, flor, mineral, terra , outros)
Cacau , chocolate ao leite , café, melaço, couro, pimenta preta e tabaco
 
AMADURECIMENTO NO CARVALHO
Vanilla, Coconut
 
ACIDEZ
Média
 
TANINOS
Médios
 
VARIEDADES SIMILARES
Syrah, Merlot, Dolcetto, Touriga Nacional, Petit Verdot , Petite Sirah , Lacrima, Nero d’Avola, Mourvedre
 
BLENDING
Misturado comumente na margem direita de Bordeaux com Merlot e Petit Verdot. Na Argentina, Malbec é ocasionalmente misturado com Bonarda, uma uva regional e vermelha, originária da Itália.
 
Fontes:
Malbec Guide on wineaustralia.com
Wine Folly
Wine Variety Plantings on winesofargentina.com
Chile’s Wine Grape Data (2006) from winesofchile.org

malbec argentino

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1
Olá ! Seja bem-vindo ao Le Petit.
Como podemos ajudar hoje ?
Powered by
%d blogueiros gostam disto: